Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2018

Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país

Resultado de imagem para Ligação para prevenção ao suicídio

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

Edição: Maria Claudia

(Fonte: Agência Brasil)



FÉ NO SEMEAR



Quando se semeia algo, deposita-se nesta semente esperança, fé de que ela germine e que dali nasça uma nova vida. Não sabemos exatamente como esta nova vida será, mas torcemos para que ela seja produtiva, que dê frutos e carregue com ela toda a esperança do semeador.

Foi com este espírito que os voluntários do CVV iniciaram o trabalho de prevenção ao suicídio, há 56 anos. Semearam a ideia com a esperança de que as mortes autoimpostas diminuíssem no Brasil. Neste período, de 1962 até agora, as sementes plantadas se multiplicaram. Muitos grupos, pessoas e organizações surgiram e se preocuparam com a causa da prevenção e diminuição dos suicídios no Brasil e no mundo. Todos com o desejo de que os índices caiam e que todos possam escolher viver.

Mas o que pode ajudar na prevenção?

Varias ações podem auxiliar, começando pela conscientização de que o suicídio é um problema de saúde pública e de que todos nós podemos colaborar. É importante conversar sobre o assunto, ainda considerado tabu para muitos, e informar as pessoas que, se buscarem ajuda, podem se sentir melhor, apoiadas e confiantes para encontrar soluções para suas dificuldades.

Esta ajuda pode ser profissional, de amigos, parentes ou dos voluntários do CVV. O essencial é que haja abertura para que as pessoas se expressem sem criticas, julgamentos e preconceitos. Outro ponto fundamental é facilitar o acesso à ajuda, permitindo que quem precisa dela a encontre.

O CVV sempre se preocupou em estar mais perto de quem precisa. Desde a fundação, buscamos estar disponíveis pelas formas que eram possíveis, e procuramos estar conectados às novas formas de se comunicar. Um desejo que sempre tivemos era estar disponíveis para o todo o país, sem barreiras de localização ou custo tarifário.

Hoje, 1º de julho de 2018, iniciamos uma grande colheita: a linha 188 chega a todos os 5500 municípios brasileiro de forma gratuita, 24 horas, todos os dias. A rede é fruto do convênio com o Ministério da Saúde, iniciado como piloto em 2015 e em expansão desde setembro de 2017. O numero 188 é o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio do país.

A determinação em alcançar o objetivo, a fé na importância da ajuda e a esperança de que tenhamos uma sociedade mais justa, fraterna e acolhedora fez com que continuássemos até aqui. A perseverança e a crença no ser humano faz com que sigamos em frente!


Eixo Comunicação CVV

Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

(Fonte: cvv.org)